Sanepar fará limpeza do canal do Rio Alívio em Assis Chateaubriand

0
765
Foto: AEN

Para manter a estabilidade na captação e produção de água na Estação de Tratamento de Água em Assis Chateaubriand, a Sanepar programa a limpeza do fundo do canal da captação do Rio Alívio para outubro. Com o passar dos anos, o acúmulo de terra tem provocado redução do volume de água do rio e, por isso, é necessário fazer o desassoreamento.

No início desta semana as comportas da barragem foram fechadas. A previsão é de que em 15 dias o canal esteja seco para que a limpeza seja feita. O serviço de desassoreamento será executado até 30 de outubro.

Para fazer a limpeza, a Sanepar implantou uma adutora (tubulação de grande porte) provisória que capta água acima das comportas do canal de tubulação. Isso permite a realização do serviço de forma adequada. Segundo o gerente da Sanepar Eduardo Arrosi, o desassoreamento ocorrerá em época de estiagem, justamente para facilitar a limpeza. “Neste período, o serviço será feito com mais rapidez, pois com chuvas não se consegue colocar as máquinas para acessar o canal.”

Enquanto a limpeza estiver em andamento, a produção de água deve cair para aproximadamente 2 milhões de litros de água por dia, abaixo da metade da produção diária que é de 5 milhões de litros.

Para complementar a produção da estação de tratamento, a Sanepar deixará em funcionamento por mais tempo os poços de água subterrânea, o que será suficiente para atender a população.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

AEN

Comentários