H1N1 matou 200 pessoas no Paraná desde o início do ano, diz boletim

0
602

Dados da Secretaria Estadual de Saúde divulgados nesta quarta-feira (10) indicam que, desde o início deste ano, 200 pessoas morreram em decorrência do vírus H1N1 no Paraná. Em uma semana, foram registrados cinco novos óbitos.
Em todo o estado, são 1.020 casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) provocados por H1N1, e 1.100 casos por influenza desde janeiro. O número de mortes chega a 222.
Ainda conforme o levantamento da Secretaria de Saúde, todas as 22 regionais do estado apresentam circulação do vírus e em 20 houve morte.
Confira dicas para evitar gripes e resfriados:
– Lave as mãos com frequência e use álcool gel em seguida. Os vírus da gripe são transmitidos por meio de pequenas gotas de saliva ou de coriza expelidas por pessoas que já estão gripadas ou através do contato com objetos contaminados.
– Ao tossir ou espirrar, use sempre um lenço de papel ou então procure usar a própria roupa, para evitar de espalhar os vírus no ambiente.
– Em dias muito secos, procure umidificar o ar, com aparelhos elétricos ou mesmo toalhas molhadas.
– Tome bastante água. Isso fortalece o sistema imunológico.
– Tenha uma alimentação saudável, com bastante vitamina C de preferência.
– Mantenha os ambientes ventilados evitando proliferação de vírus e bactérias.
– Evite fumar e inalar a fumaça de fumantes.
– Exponha ao sol lençóis e edredons antes de usá-los, de preferência lave-os para livrar-se dos ácaros e mofos presentes.
– Buscar atendimento médico em caso de sinais e sintomas compatíveis com a doença, tais com: aparecimento súbito de: calafrios, mal-estar, cefaleia, mialgia, dor de garganta, artralgia, prostação, rinorréia e tosse seca.

Fonte: g1.globo

Comentários