Exército mobiliza comboio para exercício no Rio Grande do Sul

0
994

Centenas de carros blindados e não blindados do exército brasileiro, estão se mobilizando com destino ao Rio Grande do Sul para realizarem um exercício militar. Em Cascavel a manhã de sexta-feira (26) foi de intensa movimentação dos militares. No período de 25 de outubro a 12 de novembro, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada – “Brigada Guarani” realizará um exercício militar de adestramento avançado, denominado de Operação Iguaçu.

O local da atividade será a região das cidades de Rosário do Sul e Cacequi, ambas localizadas no Estado do Rio Grande do Sul.

A manobra militar envolverá todas as Organizações Militares Subordinadas da Brigada Guarani, bem como o 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, com sede em São Miguel do Oeste (SC).

No total, a atividade contará com a participação de 1.750 militares e mais de 380 viaturas entre blindadas e não blindadas, com destaque para as modernas Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Guarani, dotadas de armamentos e equipamentos de observação e detecção de última geração.

Os objetivos propostos para serem alcançados durante a realização do exercício militar, é a necessidade de retificar, ratificar ou complementar os conhecimentos obtidos nas atividades de Experimentação Doutrinária realizadas anteriormente e realizar o adestramento avançado de todos os militares da Brigada, visando à preparação dos mesmos para possível emprego em um quadro de operações militares de Defesa Externa.

A mobilização logística que levará todo pessoal, material e viaturas necessárias envolverá grandes deslocamentos rodoviários, com origens nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Apucarana, Francisco Beltrão, Guarapuava, Guaíra e Palmas, todas no Estado do Paraná, bem como em São Miguel do Oeste (SC).

 

Fonte: CATVE

Comentários