CONSAMU; 4 anos de serviços prestados ao oeste

0
656

O Consórcio Intermunicipal Samu Oeste – CONSAMU iniciou suas operações em 01 de novembro de 2013, com o objetivo de disponibilizar regulação médica, atendimento inter e pré-hospitalar regionalizados na área de abrangência de 43 municípios da 10a e 20a Regionais de Saúde do Estado do Paraná

O CONSAMU atende uma população de 930 mil habitantes e tem sua sede em Cascavel, onde se encontra a Central de Regulação Médica das Urgências, que recebe ligações, de forma ininterrupta, pelo número 192.

A estrutura móvel do CONSAMU é composta de 28 unidades móveis de urgência, sendo:

  • 19 ambulâncias para suporte básico;
  • 6 ambulâncias para suporte avançado;
  • 1 helicóptero aeromédico
  • 1 motolância;
  • 1 veículo de Intervenção Rápida.

Até o momento as viaturas do Consamu rodaram 5.088.343 Km, o mesmo que 127 voltas em torno da Terra.

A importância do CONSAMU pode ser mensurada pelo significativo número de atendimentos realizados pelas equipes, que cresceram ano a ano:

Em todos os casos, foi proporcionado o atendimento através de orientação médica telefônica, envio de ambulâncias ou outros recursos, conforme indicação do médico regulador.

Voando desde 2014, o helicóptero da Rede Paraná Urgência é fruto de parceria entre o Governo Estadual e o CONSAMU, agilizando o atendimento às vítimas, que são transferidas rapidamente para os hospitais especializados. Com área de atuação nas regiões Oeste, Sudoeste, Fronteira e Central do Estado.
As equipes do CONSAMU são capacitadas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) que além de desenvolver o treinamento de novos profissionais, promove a educação continuada das equipes, ações corretivas e elabora e aprimora manuais e protocolos. O resultado deste trabalho é a aproximação do CONSAMU e da sociedade através de projetos de educação, atividades junto às escolas e atividades assistenciais, por meio de cursos, palestras, seminários e participação em eventos públicos.

O quadro de colaboradores do CONSAMU é composto por 432 profissionais, sendo:
78 médicos, 100 enfermeiros, 43 técnicos em enfermagem, 110 condutores e demais funcionários administrativos;
Contempla ainda 35 servidores, cedidos pelo município de Cascavel ao CONSAMU.

O Consamu busca, de forma contínua, superar as expectativas da população em atendimentos de urgência e emergência, sempre objetivando o menor tempo resposta possível, oferecendo acesso humanizado e eficiente dos usuários às portas de atendimento do Sistema Único de Saúde.

A partir de 2016, o consórcio diversificou suas atividades no segmento de urgência e emergência, assumindo projetos de gestão associada de Unidades de Pronto Atendimento, com modelo de gestão inovador, colhendo excelentes resultados junto aos municípios parceiros.

 

Por Chaiane Tonin (Relações públicas-Consamu)

Comentários