ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS DO 19° BPM REALIZAM VIAGEM DE ESTUDOS À MINAS GERAIS

0
691

Na reta final da preparação para a formação dos novos soldados do 19° BPM, os alunos realizaram uma viagem de estudos com o intuito de aprimorar seus conhecimentos técnicos e conhecer a realidade do policiamento realizado em outro estado. A viagem que conciliou os novos conhecimentos com o turismo por locais históricos foi muito produtiva, e certamente ficará na memória dos novos policiais militares do 19° BPM.

O trajeto começou no dia 15 de novembro (terça-feira), saindo da sede do Batalhão na cidade de Toledo, e terminou dia 21 (segunda-feira), sendo percorridos aproximadamente 3000 km. Primeiramente, foi realizada uma visita técnica na fábrica da IMBEL – Indústria de Material Bélico do Brasil, na cidade mineira de Itajubá, onde foi apresentado o histórico da fábrica e o rigoroso e sistemático processo da fabricação dos diversos calibres de armas curtas e longas produzidas pela marca. Além de percorrerem as diversas linhas de produção da unidade, alguns alunos puderam testar os armamentos realizando alguns disparos no estande de tiro da indústria bélica.

Na cidade de Três Corações, o CFSd visitou a Escola de Sargento das Armas (EsSa), conhecendo toda a estrutura operacional do quartel e acompanhando um pouco da rotina daqueles militares. O próximo destino da viagem foi na cidade de São João del Rei, onde o efetivo foi recepcionado e confortavelmente alojado nas dependências do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (BIMth), recebendo instruções de rapel, tais como: nós e amarrações, normas de segurança e a execução propriamente dita do rapel na torre e nos paredões no 11°BIMth.

Na sexta-feira pela manhã foi realizada uma visita na Fazenda do Pombal, local onde Tiradentes, o patrono das polícias militares, nasceu e viveu os seus primeiros anos de vida. Logo em seguida, os alunos conheceram o 38° BPM, batalhão de área da cidade de São João del Rei – MG. Na oportunidade foi apresentado um breve histórico da unidade e a apresentação do quartel, sendo um momento onde realizaram um intercâmbio de conhecimento com militares estaduais daquela região, trocando informações sobre a carreira policial. Encerrando as atividades em terras mineiras, foi realizado uma passeio de trem até a cidade histórica de Tiradentes, assim como uma trilha, passando pelo marco zero da famosa e histórica Estrada Real.

Fonte: Aspirante Of. Cassiano Stanczyk – Oficial de Comunicação Social do 19° BPM.

Comentários